segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Debate da Asfoc nesta quarta-feira, dia 31/10: traga sua pergunta!


Caros colegas, 


Estamos nesta segunda-feira, dia 29, em encontro com a Comunidade do CPqLMD, em Manaus. Nesta terça-feira, dia 30, temos encontro com os trabalhadores do Hélio Fraga (às 10h, no auditório) e com os trabalhadores de Far-Manguinhos (às 14h, no auditório). Na quinta-feira, 1/11, a campanha fará encontro com os trabalhadores da Dirac (às 10h, no auditório).   

Reforçamos o convite para participar do debate entre candidatos promovido pela Asfoc nesta quarta-feira, dia 31, às 9h, no auditório da Ensp. Parabenizamos desde já a iniciativa da Asfoc de promover o diálogo democrático na Fiocruz. O debate será organizado em três blocos: no primeiro bloco, os candidatos responderão às perguntas colocadas pela Asfoc; no segundo bloco, os trabalhadores poderão apresentar suas perguntas aos candidatos; no bloco final, os candidatos farão perguntas entre si.  

A comunidade da Fiocruz poderá fazer as perguntas no local ou online. Venha exercitar a democracia na Fiocruz! 


Com a autorização da Asfoc, divulgamos, a seguir, as regras do debate: 


1   A Asfoc realizará um debate com os candidatos e posteriormente lançará uma edição especial do jornal da Asfoc.
 Regras do debate que será promovido pela ASFOC:

  • O debate será composto por 3 blocos:
    • 1. ASFOC PERGUNTA - Asfoc formulará 6 perguntas a serem respondidas por ambos os candidatos.
    • 2.TRABALHADORES PERGUNTAM  - serão realizadas perguntas presenciais e online para os candidatos.  Nessa parte será reservado tempo para 4 perguntas direcionadas para ambos os candidatos e 4 perguntas direcionadas para cada candidato especificamente, totalizando 12 perguntas.
    • 3. CANDIDATOS PERGUNTAM -  os candidatos poderão realizar 2 perguntas para serem respondidas entre eles, com direito a réplica e tréplica.
  • A ordem de apresentação em cada um dos blocos será feita por sorteio e posteriormente de forma alternada entre os candidatos.
  • Cada candidato terá, inicialmente, 5 minutos para apresentação e ao final, 3 minutos para considerações finais.
  • Do final da fase de apresentação até o fim da 5ª pergunta, a  coordenação do debate receberá as inscrições para realização de perguntas para os candidatos, em formulário próprio.
  • Cada servidor só pode se inscrever uma única vez para realizar perguntas, indicando se a pergunta será dirigida a um ou  para ambos. As inscrições serão coletadas em urnas separadas.
  • Serão sorteadas 4 perguntas específicas para cada candidato, totalizando 8 perguntas e mais 4 perguntas direcionadas para ambos os candidatos.
  • Os trabalhadores que se inscreverem para perguntas, através do meio eletrônico, deverão enviar a pergunta por escrito no ato da inscrição, respeitando o tempo que será dado a todos os presentes.
  • Será sorteada a ordem em que cada um dos candidatos responderá à primeira pergunta por ele escolhida – o respectivo candidato terá 3 (três) minutos para responder.
  • Da segunda pergunta escolhida em diante, a resposta será feita em ordem alternada, isto é, quem respondeu  à pergunta anterior em último lugar responderá à seguinte em primeiro.
  • O tempo máximo do debate será de 3(três) horas.
  • Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do debate.


Propostas: defesa da integralidade institucional

Caros colegas, 

Vamos trabalhar o segundo bloco de propostas, elaboradas com base na reafirmação das cinco Cláusulas Pétreas da Fiocruz. As propostas 10 a 20, relacionadas à Cláusula Pétrea da integralidade da Fiocruz, incluem o fomento do trabalho colaborativo entre Unidades, criação de um PAPES indutor de projetos de cooperação inter-Unidades, a valorização e dinamização das Câmaras Técnicas, o fortalecimento da cadeia de inovação e o planejamento do campus de Manguinhos. 


Para incorporar contribuições às propostas, basta participar dos encontros (acesse a agenda) que estão sendo realizados nas Unidades ou enviar por email (tania.arujojorge@gmail.com) sua sugestão. As propostas construídas de forma participativa ao longo da campanha serão formalizadas como Plano Quadrienal da nova gestão em 2013, a ser finalizado até junho de 2013 no 7º Congresso Interno.


Acesse todas as propostas


Cláusula pétrea: Integralidade institucional
 Valores: Ciência e inovação como base do desenvolvimento socioeconômico e da promoção da saúde / Cooperação e integração


10. Criar PAPES indutor de projetos de cooperação inter-Unidadespesquisa e inovação como base para o resgate a identidade da Fiocruz com equilíbrio e coerência nos atividades finalísticas.
11. Integrar e dar coesão à Fiocruz, fomentando metodologias de trabalho colaborativo e participativo com as Unidades, apoiando projetos articuladores da sua cadeia de inovação.
12. Fóruns de integração e parcerias de pesquisa, educação, produção, serviços de assistência e diagnóstico, comunicação para concretizar o sentimento de ser Fiocruz e fortalecer a identidade institucional em todas as Regionais e nos campi externos a Manguinhos.
13. Valorizar e dinamizar as Câmaras Técnicas da Fiocruz, e compô-las com 50% de membros eleitos pela comunidade Fiocruz e 50% de membros indicados pela Presidência e diretorias.
14. Reduzir a dependência direta das Unidades em relação à Presidência e construir forte coesão institucional antes de qualquer mudança.
15. Construir os Institutos Nacionais na Fiocruz e os Centros e Ambulatórios de Atenção à Saúde com base em redes internas de talentos e competências em ciência e saúde.
16. Valorizar e apoiar as Unidades de Produção e de Serviçosfortalecendo a cadeia de inovação.
17. Valorizar e apoiar os Serviços de Referência e as Coleções, reintegrando a coordenação dos Laboratórios e Serviços de Referência à Vice-Presidência de Atenção e Promoção da Saúde, fortalecendo com eles o SUS.
18. Fortalecer o caráter nacional da Fiocruz: maior diálogo e presença nos Centros Regionais, revisão e transparência nos orçamentos, demandas e necessidades; revisão do processo de expansão de regionais; escritórios de representação nos estados brasileiros; forte cooperação inter-institucional.
19. Valorizar e dinamizar a cooperação internacional e nacional (ênfase na Amazônia e no Nordeste).
20. Planejar o campus de Manguinhos a partir das propostas da Câmara Técnica de Urbanismo e Infraestrutura Física.